Dia Internacional da Mulher.... a necessidade da igualdade prometida



Bem hoje, trago um assunto muito falado nos últimos tempos, a igualdade de género aliada ao facto de estarmos a celebrar mais um Dia da Mulher e o que tem isso haver? Porque surge a necessidade de haver um dia para um dos géneros e para o outro não? Porque se fala em igualdade quando em alguns aspetos nem a vemos?

Pois bem vou tentar responder a estas perguntas segundo o meu ponto de vista e que não invalida o vosso ponto de vista e isso é que torna em certo ponto esta questão num debate saudável. Aqui há uns meses estive numa palestra acerca da igualdade de género, na altura foi falado do papel crescente da mulher na sociedade e como tal essa desigualdade vem a diminuir mas ainda não chega, até aí tudo bem.

O problema caros seguidores, vem quando vemos que de igualdade não vemos muito porque sim é verdade que em tempos o Dia da Mulher surtia o efeito desejado, dar valor ao género feminino e com o devido destaque e hoje em dia ainda tem essa intenção?

Tudo deve ser colocado no seu ponto certo e visto de ambos os lados, com certeza haverão seguidores a discordar do que eu disse até agora porque eu sou do sexo masculino logo estou a privilegiar o meu género e a desfavorecer o outro.



Meninas isto é para vocês, e desculpem ser tão frontal mas, não acham que feminismo a mais deturpa a ideia que a sociedade criou de igualdade e torna evidente o desejo de vingança sobre séculos de dominação do homem sobre a mulher?

Meninos agora chegou a nossa vez, será que a cada dia que passa, respeitamos o sexo oposto tratando-o de igual forma não desprezando nem humilhando mas sim reconhecendo que somos todos seres humanos, racionais, pessoas e que só nos distingue o órgão genital e quanto muito a maquiagem e assessórios?

E no geral caros seguidores, já pensaram num mundo completamente igual no tratamento da sociedade não pelo género mas pela capacidade e pela qualidade? Já pensaram como seria se os vossos filhos tratassem ou fossem tratados como seres inferiores só porque nasceram do sexo masculino e feminino? É mais fácil pensar assim neh? Percebemos que é uma utopia quando nós próprios continuamos a defender a nossa masculinidade e feminilidade, quando nós em vez de trabalhar o futuro da nossa sociedade preferimos continuar a cultivar uma ideia que vem de Napoleão Bonaparte e que como tal já deveria estar ultrapassada.

E para terminar e só porque eu acredito que é possível e espero ainda estar vivo quando isso acontecer, quando atingirmos a igualdade de género, será justo continuar a existir o dia da mulher? Será que quando chegarmos à igualdade de género, não iremos assistir a um retrocesso que tantas e tantas vezes a História foi testemunha?

Aproveito para lembrar a quem está a ler isto até ao fim que tentei ser o mais neutro e que nada mais fiz do que expor a minha modesta opinião sobre um assunto que tantas e tantas vezes é discutido e que por vezes não vê todas estas questões que aqui abordei, gostava também de saber a vossa opinião sobre este assunto e poder saber se estão de acordo ou não com algumas das coisas que disse e o que defendem.

Comentários

  1. Não entendo isso como "vingança". E sim acho que o dia deve continuar a ser lembrado, mesmo quando um dia talvez, quiçá conseguirmos atingir a igualdade de género 😉
    Mas gostei do texto 😘

    ResponderEliminar
  2. Embora perceba os dois lados, penso que o dia deva ser sempre lembrado. Não é questão de vingança, é a celebração de uma vitória, de uma conquista, tal como a independência de um país. Uns nasceram já com direitos outros tiveram que lutar por eles. É uma marca histórica :)

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares