25 de abril, mudanças para bem ou para o mal?




Hoje caros seguidores venho partilhar convosco algumas notas que queria que debatessem comigo através dos comentários desta publicação.

Como já devem imaginar e o título diz tudo, gostava de colocar aqui alguns tópicos, pequenas alusões a mudanças procedidas pelo 25  de abril, a nossa famosa Revolução dos Cravos.


1º Recuperamos a democracia

Não sei quanto aos seguidores mas para mim foi uma conquista talvez a maior realizada com a revolução, não é que a ditadura não tivesse sido essencial porque foi mas já chegava a hora de voltarmos a ter liberdade a todos os níveis.

2º Perdemos as colónias

Bem aqui haveria certamente matéria para vários artigos e se quiserem eu procuro alguma informação e faço um artigo a falar exclusivamente sobre isso, mas o que há a dizer sobre isso? Foi bom? Foi mau? No meu ponto de vista foi mau para o nosso país pois deixamos de ter mais territórios que nos forneciam riqueza e eram o que restava do nosso vasto império. Por outro lado foi bom para as colónias que mereciam a sua independência e adquirir a sua liberdade e autonomia se bem que mal ocorreu a independência acabaram por perdê-la com regimes autoritários.

3º Os cofres estavam cheios

Terá sido talvez a segunda vez em que os cofres de Portugal estavam cheios, a 1º vez foi com D. João V e o ouro do Brasil e a 2º com Salazar durante o Estado Novo fruto das poupanças e do volfrâmio (o ouro negro)

4º A ponte Salazar muda de nome




Este deixa algumas dúvidas pois se por um lado foi batizada com o nome do líder, terminado o regime este deveria ser «apagado» do quotidiano dos portugueses. Porém, o nome que lhe advém deixa muito a desejar e no meu ponto de vista pessoal entre Salazar e 25 de abril, já que nas escolas se tem de dar ambos os períodos da nossa história porque não ter-se mantido o nome do estadista/ditador?

http://sicnoticias.sapo.pt/especiais/40anos25abril/2014-04-25-A-ponte-que-deixou-de-ser-Salazar

5º Terminou a guerra colonial

Bem uma coisa positiva foi realmente o fim da guerra colonial que tantas vidas ceifou ao nosso querido Portugal e o país pode então gozar da devida paz com que sempre ambicionou vivendo em liberdade.

6º Tentativa de novo Golpe de Estado

É verdade, entre 1974 e 1975 a população vivia um período de instabilidade devido à recém-aquisição das liberdades individuais que até então eram restritas e como tal os comunistas tentaram impor-se contra os capitães de abril e instaurar com o apoio a URSS um regime comunista no nosso país que se viria a revelar um fracasso pela rápida atuação da Assembleia Constituinte e dos generais nomeadamente o Presidente António de Spínola, chamou-se o Verão Quente de 1975

Foram estes os 6 pontos que decidi abordar por alto e que gostava de ter a vossa opinião, se estavam a par do sucedido e se sabem mais alguma coisa sobre cada tópico.

Comentários

  1. Boa tarde, não concordo muito com a sua opinião nos argumentos dois e três. vejamos, todos os povos têm direito à auto determinação e além disso os cofres não estavam cheios, como nos pintam, cerca de 50 % do orçamento era gasto para alimentarem a guerra colonial. Respeito opiniões e valorizo o teu trabalho, abraço.
    Se quiseres, dá uma vista de olhos no meu blog https://eumcafe.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Por acaso ainda há pouco tempo contei uma história no meu blog, Um maço valioso, explicando a importância do 25 de Abril na minha família.

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares