17 anos....59 vidas....muitas perguntas....poucas respostas....

Faz já 17 anos que a ponte Hintze Ribeiro edificada em 1888 colapsou, numa noite de inverno corria o dia 4 de março de 2001, um autocarro e dois automóveis, 59 vítimas mortais, vários desaparecidos, famílias destroçadas, uma demissão, promessas e mais promessas, duas pontes a estrear.




Uma ponte sem qualquer intervenção desde a sua construção, uma ponte a necessitar de obras, uma ponte construída para pouco trânsito, uma ponte adaptada ao tráfego rodoviário, uma ponte sem culpa manchada pelo colapso para o qual não se encontram culpados, não se encontram respostas, não se encontram explicações para aquela noite, aquele momento, aquela tragédia.

Tudo o que o rio levou, o tempo não apagou e Portugal continua a recordar faltando porém uma explicação, respostas que convençam, que promessas sejam finalmente concretizadas e talvez um dia tudo possa voltar ao normal não fosse o rio ter levado para sempre os restos do luto que nunca mais será o mesmo.




Como se explica que no local onde cai uma ponte e se perdem 59 vidas se construa 2 pontes? Como se explica que antes nada era feito e depois tudo foi feito? Como se explica que antes se adiava e depois se apressou? Como se explica que mesmo depois de vários exemplos Portugal, nomeadamente o governo, continue a adiar, a evitar, a passar ao lado até que algo aconteça e leve tudo?

Que Entre-os Rios não tenha sido só mais uma tragédia do acaso, que sirva para prevenirmos outras situações deste calibre e que à semelhança dela, os incêndios de 2017 sejam o aviso final de que é preciso agir, é preciso fazer mais e melhor e acima de tudo evitar que mais tragédias aconteçam por falhas na ação por parte do poder local, regional e nacional.

Fica aqui o meu desabafo quanto a esta situação, gostava de saber a vossa opinião quanto ao sucedido e o que pensam sobre a ação de Portugal sobre estes assuntos.

Comentários

  1. De facto foi horrível! Não me lembro pois era pequenina mas vi algumas fotos e vídeos sobre a tragedia e foi mesmo horrivel.

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar
  2. Não me recordo de ter ouvido falar sobre o que aconteceu à ponte, mas de facto é uma eventualidade muito triste. Acho que Portugal está a acordar depois dos incêndios de 2017. Já vemos mais empenho na limpeza, inclusivamente. Esperemos para ver bons resultados ^^,

    missdeblogger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Acho que ainda me lembro de ver esse incidente na televisão! Infelizmente em Portugal é assim, só quando as coisas acontecem é que se tomam precauções :/

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares